Antigo vice-comandante supremo aliado da OTAN, Sir Richard Shirreff, alertou que o presidente russo Vladimir Putin pode ter como alvo a Geórgia, Moldávia e Romênia depois da Ucrânia, potencialmente instalando governos apoiados pelo Kremlin nessas nações. Shirreff acredita que isso pode levar a um conflito direto com países europeus, incluindo o Reino Unido. O general também criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugerindo que suas ações e comentários sobre a OTAN e a Ucrânia podem ter prejudicado gravemente a aliança militar, particularmente sua decisão de interromper o compartilhamento de inteligência e ajuda militar dos americanas à Ucrânia em meio ao conflito em andamento com a Rússia.
A invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022 deixou o mundo em choque, esperando que a guerra acabasse o mais rápido possível e a Rússia recuasse. Infelizmente, o presidente Vladimir Putin não mostra sinais de que vai desistir. Para muitos, os tempos turbulentos e tumultuados em que vivemos hoje tornam fácil esquecer o passado. Infelizmente, esses atos da Rússia estão longe de ser inéditos. Durante séculos, as muitas formas da Rússia, do Império Russo à União Soviética, escreveram uma longa e sangrenta história de imperialismo, agressão e expansionismo.
Continue lendo para um breve resumo do conflito atual causado pela Rússia, seu contexto e onde está seu lugar na história de invasões russas internacionais.
Veja também: Homens famosos que são feministas!
Créditos dados a