Seja bem vindo ao nosso site TV Agnus do Rio de Janeiro - tvagnusdoriodejaneiro.com.

TV Agnus do Rio de Janeiro
TVAGNUS DO RIO DE JANEIRO.
Brasil

Alinhamento de sete planetas ©Getty Images A noite de 28 de fevereiro oferecerá aos observadores de estrelas a rara oportunidade de olhar para o céu noturno e ver sete planetas ao mesmo tempo.

Alinhamento de sete planetas, amanha.

Publicada em 27/02/25 às 11:43h - 17 visualizações

por TV Agnus do Rio de Janeiro


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Alinhamento dos 7 planetas.  (Foto: TV Agnus do Rio de Janeiro)
Alinhamento de sete planetas©Getty Images

A noite de 28 de fevereiro oferecerá aos observadores de estrelas a rara oportunidade de olhar para o céu notuAlinhamento de sete planetas

©Getty Images

A noite de 28 de fevereiro oferecerá aos observadores de estrelas a rara oportunidade de olhar para o céu noturno e ver sete planetas ao mesmo tempo.rno e ver sete planetas ao mesmo tempo.

Evento raro©Getty Images

Em janeiro, seis planetas estão visíveis: Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Em 28 de fevereiro, eles se juntarão a Mercúrio, produzindo um raro alinhamento de sete planetas.

Os alinhamentos planetários são raros, mas acontecem porque os oito principais planetas do nosso sistema solar orbitam o Sol no mesmo plano, mas em velocidades diferentes.

De tempos em tempos©Shutterstock

Isso significa que, de vez em quando, vários planetas se alinham em relação ao Sol. Se eles não estiverem perfeitamente alinhados, os planetas aparecem em um arco.

Bonito e significativo©Shutterstock

Para pessoas interessadas em astronomia, os alinhamentos de planetas são um espetáculo para ser visto. No entanto, eles também têm implicações científicas.

Impacto potencial na atividade solar©Shutterstock

Em 2019, por exemplo, os pesquisadores sugeriram que os alinhamentos dos planetas podem ter um impacto na atividade solar, devido à maneira como combinam as forças de maré dos planetas.

Atração combinada das marés©Shutterstock

A atração de maré de um planeta individual no Sol é muito pequena. Quando combinados, no entanto, os pesquisadores acreditam que sua atração pode causar pequenas rotações dentro do Sol.

Ondas de Rossby©Shutterstock

Essas rotações são chamadas de ondas de Rossby, e também as vemos na Terra, onde causam eventos climáticos extremos, como ciclones e anticiclones.

Ciclo de atividade solar©Shutterstock

Alguns cientistas acreditam que, no Sol, as ondas de Rossby podem fornecer uma explicação para o motivo pelo qual o Sol funciona em um ciclo de 11 anos que vai do pico de atividade à baixa atividade.

Não é amplamente aceito©Shutterstock

No entanto, nem todo especialista está convencido por essa hipótese. De fato, muitos acreditam que a atividade solar pode ser explicada apenas por processos no Sol.

Outras implicações©Shutterstock

Uma implicação menos controversa dos alinhamentos planetários é que eles podem ser usados para visitar vários planetas diferentes em um período de tempo relativamente curto.

Visitando planetas distantes©Shutterstock

Em geral, alcançar os planetas externos com uma espaçonave é difícil porque eles estão tão distantes que levariam décadas para serem alcançados.

Descoberta em 1966©Getty Images

Em 1966, no entanto, um cientista da NASA descobriu que um alinhamento planetário de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno em 1977 permitiria que os astronautas visitassem todos os quatro planetas em apenas 12 anos.

Aproveitando a oportunidade©Getty Images

Dado que a mesma viagem levaria 30 anos se os planetas não estivessem alinhados, os cientistas da NASA aproveitaram a oportunidade.

O Grand Tour©Getty Images

Em 1977, eles lançaram as espaçonaves gêmeas Voyager 1 e 2 em um chamado "Grand Tour" do sistema solar externo.

Créditos da noticia dada a 

StarsInsider



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Agnus do Rio de Janeiro
Visitas: 149141   Usuários Online: 8
Nosso Whatsapp 21-972399618
Copyright (c) 2025 - TV Agnus do Rio de Janeiro

Seja bem vindo ao nosso site TV Agnus do Rio de Janeiro - tvagnusdoriodejaneiro.com!

Converse conosco pelo Whatsapp!