A Rússia atingiu, recentemente, um marco chocante em perdas de equipamento militar, de acordo com o grupo holandês de inteligência de código aberto Oryx, cujos dados são baseados apenas em imagens verificáveis.
“Nossa contagem total de perdas russas documentadas desde o início da invasão da Ucrânia em 2022 ultrapassou 20.000!”, escreveu Jakub Janovsky, membro da Oryx, no X.
E continuou: “Que fracasso épico de uma autoproclamada superpotência militar.”
Em 20 de janeiro, a Oryx informou que as Forças Armadas Russas perderam um total de 20.004 equipamentos visualmente confirmados, dos quais 15.039 foram destruídos, 842 foram danificados, 1.115 foram abandonados e 3.008 foram capturados.
A lista da Oryx inclui vários tipos diferentes de equipamento militar. A grande maioria enquadra-se em duas categorias: veículos de combate blindados e veículos não-combatentes.
Das 20.004 perdas de equipamentos de Putin, 11.597 foram veículos de combate, que incluem tanques, veículos resistentes a minas e protegidos contra emboscadas, veículos blindados de transporte de pessoal, veículos blindados de combate e veículos de combate de infantaria.
A guerra também custou a Putin 3.798 caminhões, jipes e outros veículos não-combatentes. Quando esse número é retirado do total, juntamente com os drones de reconhecimento, as perdas confirmadas de equipamentos ainda atingiram 15.672.
A Rússia também perdeu uma quantidade substancial de outras armas importantes. Por exemplo, 869 peças de artilharia autopropulsadas, bem como 298 sistemas de mísseis terra-ar, 134 aeronaves e 28 navios de guerra afundados.
No entanto, é importante ressaltar que os números da Oryx são baseados apenas nas evidências fotográficas e de vídeo. A empresa ressalta que, provavelmente, as perdas russas sejam muito maiores do que os números que fornece.
“Todos os esforços possíveis foram feitos para evitar entradas duplicadas e discernir o status do equipamento entre capturado ou abandonado”, acrescentou a Oryx.
A empresa explicou ainda que muitas armas abandonadas acabam sendo contadas como capturadas — ou destruídas se não puderem ser recuperadas.
O Estado-Maior Ucraniano também fornece estimativas de perdas de equipamentos russos.
Por exemplo, em 18 de janeiro, informou que as perdas totais de veículos blindados de combate para transporte de tropas da Rússia foram projetadas em 20.349. A Oryx, por sua vez, contou 20.004 sistemas.
O Estado-Maior Ucraniano também observou que as perdas de tanques russos atingiram 9.803, enquanto a perda de sistemas de artilharia no total atingiu 22.040. Novamente, esse número é muito maior do que a quantidade total de perdas de equipamentos que a Oryx pôde confirmar.
O verdadeiro número de perdas totais da Rússia provavelmente nunca será conhecido, mas deve estar em algum lugar entre aqueles publicados pela Oryx e pelo Estado-Maior Ucraniano.
Quando se trata da Ucrânia, as perdas confirmadas de Kiev desde fevereiro de 2022 foram muito menores do que as da Rússia. A Oryx registrou 7.564 peças de equipamento perdidas, 5.463 das quais foram destruídas, 551 danificadas, 383 abandonadas e 1.167 capturadas.
Créditos dados a