Beirute é bombardeada após ordem de evacuação do Exército israelense
A periferia sul de Beirute, considerada um reduto do movimento Hezbollah, foi alvo de intensos bombardeios na manhã desta sexta-feira (15), seguindo uma ordem de saída dos moradores emitida pelo Exército israelense.
Imagens capturadas pela AFPTV mostram uma densa nuvem de fumaça cinza pairando sobre a capital libanesa após os ataques.
++Motorista atropela de propósito 35 pessoas na China
Horas antes, o porta-voz do Exército israelense, Avichay Adraee, havia alertado os habitantes da região, especificamente na área de Ghobeiry, próxima a instalações associadas ao Hezbollah. “As forças de defesa israelenses vão atuar com força”, declarou Adraee.
Embora muitos residentes tenham deixado os subúrbios devido aos ataques constantes, alguns retornam durante o dia para verificar suas casas e comércios.
Desde 23 de setembro, Israel realiza uma campanha de bombardeios contra o Líbano, focada nos redutos do Hezbollah. Uma semana após o início dos ataques, tropas israelenses lançaram uma ofensiva terrestre no sul do Líbano.
O objetivo da campanha, segundo Israel, é neutralizar o Hezbollah, aliado do Irã, e permitir o retorno de moradores israelenses deslocados no norte do país devido aos foguetes lançados do Líbano. O confronto intensificou-se em outubro de 2023, em solidariedade ao Hamas, que enfrenta Israel em Gaza.
De acordo com as autoridades libanesas, mais de 3.360 pessoas já morreram no Líbano em decorrência do conflito com Israel desde outubro do ano passado.
Créditos da noticia dada a