Setenta e oito pessoas estão desaparecidas, embora o governo acredite que algumas delas possam corresponder a alguns dos 48 corpos que ainda não foram identificados.

Os cientistas afirmam que eventos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes devido às mudanças climáticas. Segundo meteorologistas, o aquecimento do Mediterrâneo, que aumenta a evaporação da água, tem um papel fundamental para tornar as chuvas torrenciais mais severas.

A Espanha peninsular teve uma média de 147 milímetros de chuva em outubro, quase o dobro da média de um outubro normal, acrescentou a AEMET.

Turís, uma cidade 15 kms rio acima da cidade de Valência, onde choveu o equivalente a um ano em um dia, quebrou o recorde nacional de chuva em uma hora, com 184,6 mms.

Com 771 mms de chuva em 24 horas, Turís também esteve perto de quebrar o recorde registrado em 1987 na vizinha Oliva, de 817 mms.

A AEMET disse que outubro foi um mês quente no geral, com uma temperatura média na Espanha peninsular de 15,5°C, 0,9°C acima da média.

(Reportagem de Emma Pinedo)