Fluminense fica de olho em punição ao Manchester City e pode reivindicar Mundial de 2023
Clube inglês desrespeitou regras financeiras 115 vezes; veredito do julgamento não tem data para sair
A temporada do Fluminense em 2023 foi mágica. O clube chegou à final da Libertadores e, em um Maracanã lotado, bateu o Boca Juniors para conquistar o título mais importante de sua história.
No fim do ano, o Tricolor disputou o Mundial de Clubes da Fifa. Diante do Manchester City, uma das melhores equipes das últimas décadas, o time comandado por Fernando Diniz ficou com o vice-campeonato.
Com a final disputada no dia 22 de dezembro de 2023, o Flu perdeu por 4 a 0, ficando na segunda colocação. Mas uma investigação pode fazer com que esse pódio tenha uma reviravolta fora das quatro linhas.
O Manchester City é investigado por violações das regras financeiras nas últimas temporadas. Os ingleses teriam quebrado as determinações mais de 100 vezes, o que pode trazer prejuízos desportivos sérios.
A equipe deveria, segundo jornais europeus, conceder “informações financeiras precisas que forneçam uma visão verdadeira e justa da posição financeira do clube”. Os julgamentos podem causar exclusões e até o rebaixamento do City.
O jornal britânico The Times vai além: afirma que equipes que perderam títulos para o time de Manchester poderão reivindicar os troféus, tanto em torneios nacionais quanto internacionais.
“Se as acusações sérias contra o Manchester City forem comprovadas, clubes podem reivindicar títulos conquistados pelo clube em âmbito nacional e internacional“, publicou o veículo.
Dessa maneira, caso os ingleses sejam punidos da maneira mais grave possível, o Fluminense, se tiver interesse, poderia tentar entrar na Justiça visando ser reconhecido como o campeão do Mundial de Clubes de 2023.
Leitura recomendada: