Um supercontinente está se formando na Terra: Amasia já tem data certa para surgir
Os autores do estudo indicam que realizaram simulações utilizando um supercomputador para suas pesquisas, constatando que Amasia é uma das muitas opções possíveis para a formação de um supercontinente no futuro. Embora não seja o primeiro estudo a falar sobre a formação deste supercontinente, fornece novas evidências, especificamente sobre onde estará a região do mundo na qual os continentes se unirão
A formação da Amasia
A pesquisa feita por Chuan Huang Zheng-Xiang Li e Nan Zhang, explica como a equipe descobriu que, devido ao resfriamento da Terra ao longo do tempo, a espessura e a resistência das placas sob os oceanos encolhem.
De acordo com o Dr. Huang, uma vez que os continentes da Terra colidiram uns com os outros para formar um supercontinente a cada 600 milhões de anos, num processo conhecido como ciclo do supercontinente, é praticamente uma tendência para os continentes de hoje se unirem novamente em centenas de milhões de anos.
Para Huang, esse novo supercontinente se chamará Amasia. O Oceano Pacífico desaparecerá quando a América colidir com a Ásia, formação na qual a Austrália também terá um papel importante, pois colidirá primeiro com a Ásia e depois servirá como ponto de ligação com a América, unindo-se finalmente numa região próxima do equador. É claro que, no momento, não há motivo para preocupação, já que se espera que esse processo seja concluído em cerca de 300 milhões de anos.
Mudanças no clima e mais possibilidades de supercontinentes
As simulações realizadas pela equipe também revelaram outros detalhes desta formação. De acordo com Zheng-Xiang Li, coautor do estudo, ter o mundo inteiro dominado por uma única massa terrestre alteraria drasticamente o ecossistema e o meio ambiente da Terra.
Com a formação da Amásia, espera-se que o nível do mar seja mais baixo e que o interior do supercontinente tenha um clima árido, com altas amplitudes térmicas diárias. No entanto, isso não é tudo. Por enquanto, continuam sendo consideradas outras opções para a formação de supercontinentes. Um deles é o Aurica, que algumas pesquisas sugerem que poderia se formar caso os oceanos Pacífico e Atlântico fechassem simultaneamente.
*Texto traduzido do site parceiro Xataka
Créditos dado a