Seja bem vindo ao nosso site TV Agnus do Rio de Janeiro - tvagnusdoriodejaneiro.com.

TV Agnus do Rio de Janeiro
TVAGNUS DO RIO DE JANEIRO.
Brasil

E se a água que invadiu Porto Alegre tomasse São Paulo ou outras cidades? Veja mapas

E se a água que invadiu Porto Alegre tomasse São Paulo.

Publicada em 08/05/24 às 22:13h - 22 visualizações

por TV Agnus do Rio de Janeiro


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Porto Alegre.  (Foto: TV Agnus do Rio de Janeiro)

E se a água que invadiu Porto Alegre tomasse São Paulo ou outras cidades? 


Mariana Mincarone, arquiteta e urbanista que elaborou ou mapas, conta que a ideia veio ao ver que um escritório de urbanismo de Curitiba, o Urbi Ideias, fez o comparativo para a capital paranaense. Já a mancha das áreas inundadas foi produzida pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“Eu achei a ideia genial. Eu sou de Porto Alegre, mas não estou agora no Rio Grande do Sul, e comecei a perceber vendo de fora que quem não conhece a cidade talvez não entenda a dimensão do que está passando”, conta. “A ideia é dar a dimensão e quem sabe sensibilizar as pessoas a ajudarem. Nessas horas toda ajuda é bem-vinda.”

Em um primeiro momento, Mincarone reproduziu o mapa para as dez maiores capitais do Brasil. Com a repercussão nas redes sociais, surgiram pedidos para que ela fizesse também para outras capitais brasileiras e cidades estrangeiras, como Londres, Paris, Roma e Berlim.

Na criação dos mapas foi considerada apenas as áreas afetadas pela região metropolitana de Porto Alegre, sem levar em conta o Vale do Taquari e o norte do Estado, que também foram afetados pelas cheias - ou seja, a mancha é, na realidade, ainda maior.

O escritório de urbanismo ressalta ainda que esses mapas apresentam um comparativo de extensão de área afetada, mas não são um mapeamento de áreas inundáveis nos municípios e tampouco de equivalência de população afetada, uma vez que topografia e densidade demográfica variam de cidade para cidade.

Em razão das chuvas, cerca de 11 mil pessoas buscaram acolhimento em abrigos temporários em Porto Alegre. Em todo o Rio Grande do Sul, as chuvas já deixaram ao menos 100 mortos, enquanto 128 pessoas estão desaparecidas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Agnus do Rio de Janeiro
Visitas: 105092   Usuários Online: 913
Nosso Whatsapp 21-972399618
Copyright (c) 2024 - TV Agnus do Rio de Janeiro

Seja bem vindo ao nosso site TV Agnus do Rio de Janeiro - tvagnusdoriodejaneiro.com!

Converse conosco pelo Whatsapp!