Nova York e outros lugares que estão a afundar nos Estados Unidos
O planeta está em constante transformação há milhões de anos e, obviamente, isso não vai mudar por mais que nós, humanos, acreditemos que somos os donos deste lugar chamado Terra.
Se somarmos a isso as ações dos humanos no planeta, nos deparamos com problemas emergentes como o fato de que... Nova York está a afundar!
Foto: Unsplash - Andre Benz
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!
E, embora isso não seja uma novidade, o naufrágio talvez esteja a acontecer mais rapidamente do que o esperado e a afetar mais cidades do que muitas pessoas poderiam imaginar.
Foto: Unsplash - Matt Nelson
Um estudo realizado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos indica que, além da Big Apple, locais como Long Island, Norfolk, Virginia Beach e Baltimore também têm sofrido o mesmo processo.
Foto de : Unsplash - Colin Lloyd
Para realizar este estudo, os cientistas utilizaram tecnologia pioneira que, através de satélites de radar espacial, analisou detalhadamente a evolução do terreno da costa atlântica.
Com os dados obtidos, foram desenvolvidos mapas digitais que mostraram a realidade da costa leste norte-americana: afunda a uma taxa que varia entre 2 a 5mm por ano.
No entanto, o estudo explica que este processo será lento e gradual mas, obviamente, implica um risco elevado para as cidades afetadas.
Para começar, este afundamento progressivo poderá levar a “potenciais danos às infraestruturas” dos locais indicados.
Estamos a falar de danos em estradas, de cortes em linhas de gás, de água, de electricidade e até de desmoronamentos de edifícios inteiros.
O risco não termina por aí, pois os cientistas também apontam que quanto mais as cidades afundarem, “maiores riscos de inundações” haverá, com o perigo que isso implica.
E, ao afundamento da terra, devemos acrescentar as possíveis subidas do nível dos oceanos, causadas pelas alterações climáticas, uma combinação que pode ser fatal para a costa leste.
O cenário parece saído de um filme apocalíptico de Hollywood, mas é precisamente sobre isso que este estudo alerta, o perigo real que o mundo, em geral, e a costa leste dos Estados Unidos, em particular, enfrentam.
Créditos dado a