Com desfecho eletrizante do Brasileirão 2023, a corrida pelo título e a batalha contra o rebaixamento seguem à todo vapor restando apenas duas rodadas para o fim.
Quem será o campeão? Quem desce? Veja porcentagens atualizadas após 36ª rodada
Com desfecho eletrizante do Brasileirão 2023, a corrida pelo título e a batalha contra o rebaixamento seguem à todo vapor restando apenas duas rodadas para o fim.
Baseado em estatísticas e cálculos, confira as probabilidades das equipes que ainda travam disputas dentro da competição. As informações a seguir foram retiradas do Instituto de Matemática da UFMG após término da 36ª rodada do Brasileirão.
Nesta quinta-feira o Campeonato Brasileiro conheceu mais um rebaixado para segunda divisão de 2024: o Goiás. Juntamente do Esmeraldino, Coritiba e América-MG já estão confirmados, restando então somente uma vaga para ser preenchida com destino à Série B.
O Bahia, após perder para o São Paulo, é quem atualmente corre mais riscos. Segundo os cálculos dos matemáticos da UFMG, a porcentagem hoje chega na casa dos 49,8%. A equipe do Morumbi, somente ao lado do lanterna América-MG, era uma das únicas que ainda não havia vencido fora de casa na competição.
O Vasco, também ameaçado, perdeu para o Corinthians, com suas possibilidades de rebaixamento subindo para 32,6%. O Santos, mesmo perdendo para o Fluminense, manteve suas chances em 16,5%.
O Cruzeiro, por fim, enfrentando adversários difíceis após empate diante do Athletico-PR por 1 a 1 (Botafogo e Palmeiras), ainda permanece com boas chances de seguir na Série A para 2024, com apenas 1,1% de chance de descender.
Enquanto isso, São Paulo, Internacional e Fortaleza garantiram sua participação no Brasileirão 2024 carimbando vitórias na rodada, com excessão do Cuiabá, que também salvou-se matematicamente, mas acabou derrotado na rodada por 2 a 0 diante do Internacional na Arena Pantanal.
Entrando como caso exclusivo e apertado na briga, o Corinthians necessita somente de mais um ponto para se livrar da possibilidade de voltar para Série B após rebaixamento em 2007. A conquista dos três pontos em São Januário restando dois jogos para o fim vencendo o Vasco por 4 a 2 foram cruciais para a sobrevida do Timão na competição.
Quanto à disputa pelo título, o Palmeiras está bem encaminhado, com suas chances subindo de para 85,7%. O Atlético-MG, em terceiro lugar, também apresentou certa crescente após derrotar o Flamengo no Maracanã por 3 a 0, saltando para 6%.
Já a dupla carioca Botafogo e Flamengo, após tropeço na rodada, viram as porcentagens derreterem para 3,6% e 2,6%, respectivamente.
Créditos dado a Band.com.br