Além de se destacar nacionalmente como cantora, Preta Gil já trabalhou como atriz em uma novela da Rede Globo, Agora é que são Elas (2003). Além disso, a famosa também trabalhou para a emissora concorrente, RecordTV, na obra “Os Mutantes”.
Em entrevista ao canal da Blogueirinha, a famosa revelou que em seu primeiro trabalho, não levava a sério, chegava atrasada, não decorava falas e vivia levando bronca da diretora. Porém, quando foi para a RecordTV, decidiu se dedicar ainda mais, já que a emissora rival pagava muito melhor.
“Lembro que na segunda novela, que foi na Record, já tinha tido essa angústia lá, jovem de chegar no estúdio e está sem o texto na ponta da língua, então falei ‘nessa eu vou estudar’, até porque eles estavam me pagando muito melhor, então me dediquei, em respeito até aos meus colegas”, disse ela.
Na ocasião, a famosa ainda confessou não ter acreditado no sucesso de ‘Os Mutantes’: “Quando eu aceitei, eu falei: ‘Tem tudo pra dar errado’. Os efeitos especiais, imagina, gente, aquela coisa tosca. Eu li a sinopse da novela e falei: ‘Não vai dar certo’. Mas o dinheiro era bom. Lembro que era uma loucura gravar, porque eles gravavam com uma roupa verde para fazer os efeitos espaciais depois. Eu, em pânico. Fiz um show em Cabo Verde na época, na África, e o aeroporto estava lotado. Eu perguntei: ‘Tem alguma autoridade, alguém chegando comigo?’ Minha produtora respondeu: ‘Estou vendo as pessoas com cartazes escrito ‘Helga’, nem ela lembrava o nome da minha personagem. Saí no aeroporto, peguei minhas malas e as pessoas gritando ‘Helga’. Foi uma loucura, eu amei”.