Quem estiver em nove Estados do Norte e do Nordeste poderá observar um eclipse anular do Sol. Esse fenômeno astronômico acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando visível apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda.
Em todo o restante do Brasil será possível ver um eclipse parcial. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o eclipse deve começar às 15h40, terá seu auge às 16h49 e vai terminar às 17h50. Nas demais cidades paulistas, a diferença de horários deve ser de apenas alguns segundos.
No entanto, o fato de o fenômeno acontecer justamente em um dia nublado, ao menos em São Paulo, virou alvo de memes e grande repercussão no X, antigo Twitter. Outros usuários também brincaram com a recomendação de não olhar diretamente para o eclipse a olho nu. Entenda os riscos aqui.
Quem quiser conferir mais detalhes do fenômeno, o Observatório iniciou no fim da manhã a transmissão do eclipse no YouTube, mesmo em outros países. Veja neste link.