Mingau permanece com quadro clínico estável 40 dias depois de ser baleado na cabeça. A informação foi revelada pelo hospital em que ele está internado, na tarde desta sexta-feira (13).
Segundo a nota, Mingau permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apresenta abertura ocular e ventilação espontânea durante o dia, através da traqueostomia. Além disso, o músico tem tido alguns momentos de interação com a família, através de piscar de olhos. O artista também permanece sentado em alguns períodos do dia após ser colocado em uma poltrona do quarto.
Mingau foi baleado na madrugada do dia 3 de setembro, em Paraty, cidade do litoral do Rio de Janeiro. A polícia confirmou que o crime aconteceu na Ilha das Cobras, uma área dominada pelo tráfico, que é ponto de venda de drogas.
Mingau estava no carro na companhia de um amigo, quando o veículo foi atingido por vários disparos. Uma das balas atravessou o crânio do artista. O músico estava no município para cuidar dos negócios da pousada que tem na cidade e aproveitaria a estadia para celebrar seu aniversário, que aconteceu no fatídico dia.
Confira o boletim médico de Mingau na íntegra:
O paciente Rinaldo Amaral segue internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Luiz -- Unidade Itaim, da Rede D'Or. Apresenta abertura ocular e ventilação espontânea durante o dia, através da traqueostomia. Notam-se alguns momentos de interação com a família, com piscar de olhos. O paciente tem sido colocado pela equipe da UTI em uma poltrona, onde permanece sentado por períodos do dia. O quadro clínico é estável
Mingau começou a carreira no início dos anos 1980 e despontou como guitarrista do Ratos de Porão. Depois de deixar o grupo, em 1985, fundou a 365, onde passou a atuar como baixista. Nos anos seguintes, fez parte do Inocentes e do Olho Seco, até entrar para o time do Ultraje a Rigor, em 1999. Paralelamente, também é vocalista e baixista da banda Vega.
Mingau entrou para a televisão em 2011, quando o Ultraje a Rigor se tornou banda fixa do "Agora é Tarde", exibido pela Band. O músico e todo o grupo acompanharam Danilo Gentili na transição para o SBT.