Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!
Um dia após a Prefeitura anunciar ter obtido aval para ampliar o projeto Faixa Azul em São Paulo, o corredor exclusivo para moto já começou a funcionar na Avenida Prestes Maia, na região central. A gestão municipal afirmou que a pintura foi feita na madrugada desta sexta-feira, 29, o que possibilitou que a nova alternativa estivesse disponível para motociclistas.
Como mostrou o Estadão, a obra faz parte de um plano da Prefeitura para ampliar a Faixa Azul por mais 71 km. A Prestes Maia é a terceira via a contar com o projeto, implementado há pouco mais de um ano e meio. Antes, as avenidas 23 de Maio e dos Bandeirantes já contavam com as faixas exclusivas. Segundo a Prefeitura, não houve acidentes com óbitos envolvendo motos nessas vias após a implementação.
Na Prestes Maia, a faixa foi implementada no sentido Aeroporto, entre a Rua dos Bandeirantes e o emboque do Túnel do Anhangabaú. Com a obra, a Faixa Azul agora está presente em cerca de 25 km na cidade. Segundo a Prefeitura, o cronograma para implantação nas avenidas restantes será definido pelos técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na próxima semana. A previsão é de terminar as obras até janeiro do próximo ano.
A autorização concedida pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) na quinta-feira, 28, engloba duas frentes de ampliação do projeto-piloto. A primeira diz respeito à prorrogação do prazo para ampliação da faixa azul do corredor Norte-Sul. Atualmente, a faixa azul do corredor totaliza 5,5 km de extensão. Com a prorrogação do prazo de implantação, outros 7 km serão sinalizados.
Além da Prestes Maia, essa primeira frente compreende avenidas como Santos Dumont (desde a Ponte das Bandeiras), Tiradentes, Prestes Maia e, na outra ponta, Rubem Berta (até a Av. Indianópolis) e a Moreira Guimarães (até o Vd. João Julião da Costa Aguiar). No mês passado, o então diretor da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Jair de Souza Dias, foi demitido do cargo após o órgão perder o prazo para implementar a Faixa Azul nessas vias.
A segunda frente de ampliação da faixa azul diz respeito à implantação do projeto-piloto em outros oito eixos viários da cidade, totalizando mais 64 quilômetros. Segundo a gestão municipal, as vias foram selecionadas pelo potencial de reduzir acidentes envolvendo motociclistas nesses locais. Ao todo, 1,3 milhão de motos circulam continuamente pela cidade, segundo dados da Prefeitura.