Jesus Cristo é uma das figuras centrais do Cristianismo e a história de sua vida é a base do Novo Testamento na Bíblia. Dependendo de suas crenças, você pode ver Jesus como o Messias ou como uma figura histórica. A Bíblia nos conta algumas coisas sobre sua vida, mas poucas fontes históricas, da época em que ele estava vivo, resistiram ao tempo. Isso significa que é um desafio para os historiadores seculares encontrarem informações sobre Jesus fora dos textos religiosos.
Mesmo assim, algumas descobertas fascinantes foram feitas nas últimas décadas. Algumas comprovam e apoiam histórias contadas na Bíblia, outras já nos contam uma história diferente.
Clique na galeria para saber o que os historiadores podem nos dizer sobre a vida de Jesus de Nazaré.
Fontes
Embora as referências a Jesus fora da Bíblia sejam limitadas, o historiador André Chevitarese explica que alguns autores registraram detalhes comparáveis sobre a sua vida.
Fontes
Os relatos escritos mais reconhecidos estão associados a Flávio Josefo, um estudioso judeu do século I dC. Em sua obra "Antiguidades Judaicas", Josefo menciona Jesus em duas ocasiões.
Aparência
Especialista em ciência forense, o pesquisador britânico Richard Neave usou sua experiência para reconstruir o rosto de um adulto médio da época em que Jesus viveu. O resultado revelou um homem de pele escura e cabelo curto – um forte contraste com o retrato convencional de Jesus como um indivíduo de pele clara, cabelos longos e olhos azuis.
Mensageiro de Deus
O Evangelho de Lucas destaca que Jesus possuía um conhecimento considerável desde tenra idade.
Posição sobre a homossexualidade
Um fato muitas vezes esquecido é que a Bíblia não registra Jesus condenando a homossexualidade. Na verdade, ele nunca mencionou isso.
Aniversário
Apesar da celebração generalizada do Natal em 25 de dezembro, é importante notar que o Novo Testamento não especifica o dia real do nascimento de Jesus.
Jesus não nasceu em 25 de dezembro
Com base em pesquisas, sugere-se que é mais provável que o nascimento de Jesus tenha ocorrido entre maio e novembro – os meses mais quentes em Israel.
Os Três Reis Magos
Assim que os Os Três Reis Magos viram a estrela guia que os alertou para o nascimento de Cristo, eles começaram sua jornada para Belém. Os pesquisadores rastrearam a rota que provavelmente tomaram e concluíram que eles levariam dois anos para chegar. Isso significaria que eles não poderiam ter visitado Jesus no estábulo logo após seu nascimento ou que a estrela teria aparecido para eles anos antes.
Estrela de Belém
Os astrônomos teorizam que a estrela que anunciou o nascimento de Jesus pode ter sido resultado de uma conjunção entre Saturno e Júpiter. Esta ocorrência astronômica ocorreu na constelação de Peixes em 7 AC.
Nazaré
A cidade de Nazaré era pequena e insignificante na época. O local é até criticado em tom de brincadeira no Evangelho de João. Filipe, o Apóstolo, diz a Natanael que o novo Messias foi encontrado em Nazaré. Natanael responde: "Alguma coisa boa pode vir de Nazaré?"