Os ciganos são um grupo étnico de pessoas tradicionalmente nômades cujas origens estão enraizadas na Índia. Há muito tempo perseguidos e discriminados, os ciganos sempre foram vistos com desconfiança ao redor do mundo por sua língua, costumes e comunidades unidas.
E, no entanto, a cultura cigana nos presenteou com algumas das músicas e danças mais reconhecidas do planeta e inspirou arte, filmes, peças de teatro e óperas. Falando nisso, a vida dessa comunidade nômade foi tema de 'Explode Coração' (1995-1996), novela de Glória Perez que fez grande sucesso no Brasil. Como esquecer do cigano Igor (Ricardo Macchi)?
Mas o que realmente sabemos sobre esse povo historicamente oprimido, inclusive em Portugal?
Clique na galeria e saiba mais sobre a conturbada história dos ciganos.
Veja também: Famosos que foram adotados e você talvez não sabia
Origem
O povo cigano originou-se no norte da Índia, muito provavelmente do que é hoje conhecido como o estado indiano do Rajastão.
Migração para o oeste
Os ciganos começaram a migrar para o oeste no Império Bizantino por volta de 500 dC em regiões que hoje são conhecidas como o Irã, a Armênia e a Turquia.
Chegada na Europa
As repetitivas migrações empurraram os ciganos mais para o oeste. Eles estavam no sudeste da Europa no início do século XIV e na Europa Ocidental no século XV. Na foto, os ciganos chegam em Berna, Suíça.
Presença em todo o mundo
Na segunda metade do século XX, os ciganos podiam ser encontrados em todos os continentes.
Habilidades
Sendo por natureza um povo itinerante, os ciganos trouxeram consigo uma variedade de habilidades. Muitos eram artesãos, adeptos da marcenaria e do artesanato em cobre. Outros tinham experiência trabalhando em fazendas ou como ferreiros.
Esotéricos
Alguns ciganos demonstraram conhecimento mais esotérico, trabalhando como quiromantes ou cartomantes.
Músicos e animadores
E como se fossem naturalmente talentosos, a maioria dos ciganos eram músicos e artistas espontâneos.