Tempestade tropical Idalia provoca inundações e apagões em Cuba
As fortes chuvas desencadeadas pelo furacão Idalia em sua passagem pelo oeste de Cuba provocaram inundações em diversas localidades da região e deixaram mais de 200 mil pessoas sem eletricidade, informaram as autoridades cubanas nesta terça-feira (29), sem que tenham sido registradas mortes.
Idalia, que atravessou o extremo oeste da ilha ainda como tempestade tropical na noite de segunda-feira, entrou pelo Cabo de San Antonio e suas chuvas intensas continuaram em algumas comunidades do país.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), a tempestade se transformou em um furacão de categoria 1 durante a madrugada. Nesta terça-feira, estava localizado a centenas de quilômetros do sudoeste da Flórida.
"Agora, temos que trabalhar com urgência: eletricidade, comunicações, agricultura (...) [estamos] colhendo para distribuir o máximo possível" de alimentos, disse o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, em uma reunião de coordenação sobre os trabalhos de recuperação.
As chuvas, que persistem nesta terça, afetaram principalmente as províncias de Pinar del Río, Artemisa, Mayabeque e Havana.