Seja bem vindo ao nosso site TV Agnus do Rio de Janeiro - tvagnusdoriodejaneiro.com.

TV Agnus do Rio de Janeiro
TVAGNUS DO RIO DE JANEIRO.
Brasil

Areavip Areavip Jornalista da Band descobre câncer no estômago aos 29 anos após refluxos: ‘muito medo da morte’

Jornalista da Band descobre câncer no estômago aos 29 anos após refluxos: ‘muito medo da morte’

Publicada em 26/08/23 às 15:17h - 26 visualizações

por TV Agnus do Rio de Janeiro-Aereavip


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Cesar Calvacante  (Foto: © Fornecido por Areavip Fotos.)

Jornalista da Band descobre câncer no estômago aos 29 anos após refluxos: ‘muito medo da morte’


O repórter Cesar Cavalcante, funcionário da emissora de TV Band, foi diagnosticado com câncer no estômago aos 29 anos. O diagnóstico veio após exames para investigar as intensas crises de refluxo que vinha enfrentando, as quais pioraram antes da descoberta da doença. Segundo ele, a notícia lhe deixou em estado de choque, imaginando, a todo momento, que poderia morrer.

Em entrevista ao Viva Bem, do UOL, Cesar Cavalcante explicou que seu tumor foi um adenocarcinoma, o tipo mais comum que ataca o estômago. Apesar de ser agressivo, foi detectado em estágios iniciais em seu caso, acelerando o tratamento e aumentando as chances de cura.

Depois de fazer uma endoscopia prescrita pelo médico, Cesar Cavalcante não teve coragem de conferir o resultado do exame. Por isso, pediu à irmã que o fizesse, mas ela desconversou, dizendo que não entendia o que estava escrito.

“Enfim, não tinha muito o que fazer, não é?! O nome estava lá, era um câncer. Foi desesperador para mim. A primeira coisa que passa pela cabeça da gente é ‘eu vou morrer’. E precisava saber em quanto tempo isso ia acontecer”, relembrou.

Com o diagnóstico em mãos, Cesar Cavalcante foi a um pronto-socorro com o namorado, Paulo, e um amigo. Lá, realizou exames complementares para avaliar sua saúde geral e descobriu que não tinha outros problemas além do câncer. Ele descreveu o dia 20 de janeiro como o mais doloroso de sua vida, imaginando a todo momento que poderia estar perto da morte.

“O dia 20 de janeiro foi o pior da minha vida, em vários sentidos. Tive muito medo da morte e, principalmente, medo de estar morrendo. A gente sabe que vai morrer um dia, mas tinha medo desse processo começar ali. Era o que mais me deixava angustiado”, contou.

No fim de semana, Cesar Cavalcante conseguiu uma consulta online com um oncologista, que analisou seus exames. Nesse momento, uma luz apareceu no fim do túnel, quando o profissional constatou que o tumor era pequeno, o que aumentava suas chances de cura.

Focado no tratamento, Cesar Cavalcante procurou um psicólogo para reunir a força necessária para enfrentar o processo. Em seguida, passou por um tratamento intensivo, incluindo quatro sessões de quimioterapia e uma cirurgia para a remoção completa do estômago.

“Meu médico disse: ‘Existe uma possibilidade de mesmo retirando a parte em que o tumor está, ele voltar pro estômago, por causa do seu tipo de câncer, que é agressivo. Felizmente diagnosticado em fase inicial, mas um tumor agressivo”, relembrou.


Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Héber Salvador, a remoção do estômago envolve a conexão entre o intestino e o esôfago. Em teoria, a pessoa não precisa alterar sua alimentação, embora deva comer menos, visto que não há mais o reservatório, que é o estômago.


Após a cirurgia, Cesar Cavalcante finalmente respirou aliviado quando os exames indicaram que não havia vestígios do tumor em nenhuma parte de seu corpo. Sua história foi abordada no Jornal da Band e no Bora Brasil na última semana, sob o título Câncer: virei paciente. O repórter ressalta a importância de discutir o assunto.

“Algo que acontece muito é o tabu. Tem gente que hoje, 2023, não fala a palavra câncer. Existe um estigma muito grande, mas a gente precisa falar sobre o câncer”, opinou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Agnus do Rio de Janeiro
Visitas: 106364   Usuários Online: 1996
Nosso Whatsapp 21-972399618
Copyright (c) 2024 - TV Agnus do Rio de Janeiro

Seja bem vindo ao nosso site TV Agnus do Rio de Janeiro - tvagnusdoriodejaneiro.com!

Converse conosco pelo Whatsapp!