A revelação de que a cantora canadense Céline Dion foi diagnosticada com síndrome da pessoa rígida colocou esse raro distúrbio neurológico em destaque. Pouco se sabe sobre a doença, que afeta apenas uma ou duas pessoas em cada milhão. Seus sintomas são dolorosos, debilitantes e, embora o tratamento esteja disponível para diminuir o impacto do distúrbio na mente e no corpo, atualmente não há cura para essa condição que causa enrijecimento no tronco e nos membros, juntamente com episódios de espasmos musculares graves.
A cantora revelou seu diagnóstico em dezembro de 2022, quando anunciou que teria que adiar vários shows de sua turnê mundial Courage. Em 26 de maio de 2023, Dion anunciou que estava cancelando as 42 datas restantes da turnê. "Lamento muito decepcionar todos vocês mais uma vez", escreveu ela em um comunicado à imprensa. "Não é justo com vocês, eu continuar adiando os shows e, mesmo que isso parta meu coração, é melhor que cancelemos tudo agora até que eu esteja realmente pronta para voltar aos palcos novamente", continuou. "Quero que todos saibam, não vou desistir e mal posso esperar para vê-los novamente!" Dion compartilhou que a síndrome da pessoa rígida afetou sua mobilidade e sua capacidade de cantar. "Os espasmos afetam todos os aspectos da minha vida diária, às vezes causando dificuldades quando ando e não permitindo que eu use minhas cordas vocais para cantar do jeito que estou acostumada", escreveu ela no Instagram.
A irmã de Dion, Claudette, deu uma atualização sobre o estado de saúde da cantora alguns meses depois. Ela revelou que a outra irmã delas, Linda, se mudou para a casa de Dion para ajudar a cuidar dela. "Não conseguimos encontrar nenhum remédio que funcione, mas ter esperança é importante", disse Claudette ao Le Journal de Montréal. Ela disse que sua irmã está "ouvindo os principais pesquisadores no campo desta doença rara o máximo possível", mas acredita que Dion ainda está trabalhando demais e precisa descansar: "Ela sempre vai muito além, sempre tenta ser a melhor e estar no topo do seu campo."
Mas o que causa a síndrome da pessoa rígida e como ela é tratada? Clique para entender o diagnóstico.