Ilusão de ótica? Falha na matrix? Todo mundo tem tentado entender o que aconteceu nesse vídeo que viralizou nas redes sociais. A cena, postada no TikTok, mostra uma mulher vestida com calças brancas e camisa preta "congelada" no tempo enquanto caminha pela calçada. Oi??
"Ela ficou assim por um minuto", escreveu o dono da postagem. Visto quase 6 milhões de vezes, o momento bizarro deixou muita gente confusa e os comentários da publicação borbulhando. "O wi-fi dela estava ruim", brincou um internauta. "Às vezes, eu acho que a gente esbarra em outras dimensões", teorizou uma usuária. "O vídeo foi gravado normalmente, o short freeze foi adicionado na pós, o quadro foi ampliado para esconder objetos em movimento, e a câmera tremendo ajuda a fazer o congelamento parecer real - SIMPLES", desmitificou outro seguidor.
De acordo com o Inside Science, o cérebro humano é formidável, mas também extremamente fácil de manipular através de ilusões de ótica. O site explica que esse fenômeno ocorre porque "as vias neurais que alimentam o córtex visual ficam amarradas em nós, criando loops de 'feedback' que complementam os estímulos externos vistos pelos olhos". Vale lembrar que o córtex visual é a parte do cérebro que processa ao que os olhos enxergam. Ele é estimulado por uma via de neurônios que se origina na nossa visão.